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Reunimos em Mátria ELAS: vinte e três artistas de origens distintas desse vasto solo brasileiro, cada uma com sua construção identitária e de gênero, afirmando múltiplas formas de ser ELA. Tais aspectos anunciam uma diversidade favorável  para compreensão curatorial dessa mostra que se apresenta como um manifesto feminista dialógico.

 

Exposição híbrida: virtual no site da Galeria Paralela e ocupação física no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro. O espaço empresta suas ruínas aos conceitos que precisamos extinguir enquanto sociedade, e proporciona como suporte expositivo suas colunas, vigas e vãos resilientes, para manifestar uma nova ordem que se contrapõe à realidade histórica, territorial e cultural que vivemos no Brasil.

 

Mátria é campo espiritual e intuitivo, abraça a natureza intrínseca à vida e evoca a arte para conduzir essa ação. É também miscigenação, terra natal e adotiva. Língua mãe, origem da origem com seus troncos e folhas que semeiam o ventre da terra fértil. Corpo laçado que não se curva apesar de aviltado, objetificado e animalizado. Matriz multiplicadora, que contém a memória ancestral e a latência de todas as possibilidades que estão por vir. Signo nacional curado, abençoado, talvez parido, mas de certo compartilhado. Transa têxtil transbordada, pincelada e recortada. Sobretudo, é livre, trans e infinita.

 

Com suas linguagens poéticas, a partir de uma perspectiva feminista, desconstruindo a visão normativa de pátria, o corpo de obras constrói uma geografia emocional que não se encerra no casarão em ruínas, mas continua com provocações reflexivas em cada um de nós, fincando assim uma nova bandeira em nossa Mátria.

 

 

 

Marina Ribas

aperte o play para ouvir o texto narrado
Êga Karib xunari, xina Kurâ-Bakairi itarum

artistas

Yacunã Tuxá
Thásya Barbosa
Talitha Rossi
Sofia Junqueira
Patricia Guerreiro
Patricia Borges
Nica Buri
Nala Ayaba
Mitti Mendonça
Mila Marques
Marina Ryfer
Marina Ribas
Marcela Crosman
Luiza Sarmento
Lua Carvalho
Kaya Agari
Kassia Borges
Gabriella Marinho
Gabriela Fero
Diana Lobo
Camilla Rocha Campos
Barbara Venosa
Alice Gelli

curadoria

Marina Ribas

assistente de curadoria

Nathalia Perico

expografia digital

Marina Ribas e Nathalia Perico

Yacunã Tuxá

 

Identidade “Diui Tuxá”, 2022

Acrílica sobre tela.

70 x 50 cm [A x L x P]

Thásya Barbosa


Série Vista a Minha Pele, 2016

Fotografia; Papel de algodão Hahnemühle fosco de 308g/m²

90 x 60 cm [A x L]

Talitha Rossi


Transbordo, 2022

Pérolas, cristal de quartzo, murano, conchas, swarovski, tecidos e contas variadas, bordados sobre escultura têxtil

100 x 40 x 30 cm [A x L x P]

Detalhes

Sofia Junqueira

​

Infiltração, 2018 - 2020

Cerâmica esmaltada, múltiplas queimas. Técnica mista. 

Dimensões variáveis.

Detalhes

Patricia Guerreiro

​

Babel, 2020

Serie Devoção

Concreto, ferro e papéis manuscritos.

105 x 80 x 16 cm [A x L x P]

Detalhes

Patricia Borges

​

AS NOVE VIDAS DE UMA NUVEM PRÉ-SOLAR Mixed Media, 2022

Cera, aço inox e ímãs de neodímio.

60 x 236 x 6 cm [A x L x P | Composição]

60 x 20 x 6 cm [A x L x P | Peça]

DSC_5420_edited.jpg

Detalhes

Nica Buri

​

Série Deflora, 2019

Fotografias analógicas.

Fotógrafo: Matheus Andrade

Produção: Cor e finalização por Nica Buri

Dimensões variáveis

Nica Buri

​

"deflora", 2019

Série Deflora

Fotografia analógica.

Fotógrafo: Matheus Andrade

Produção: Cor e finalização por Nica Buri

Dimensões variáveis

Nica Buri

​

Deformação, 2019

Série Deflora

Fotografia analógica.

Fotógrafo: Matheus Andrade

Produção: Cor e finalização por Nica Buri

Dimensões variáveis

Nica Buri

​

Outrosmeios, 2019

Série Deflora

Fotografia analógica e colagem digital

Fotógrafo: Matheus Andrade

Produção: Cor e finalização por Nica Buri

Dimensões variáveis

Nica Buri

​

Retrato de Índigo 01, 2019

Série Deflora

Fotografia analógica e colagem digital

Fotógrafo: Matheus Andrade

Produção: Cor e finalização por Nica Buri

Dimensões variáveis

Entremeios, 2019

Série Deflora

Fotografia analógica.

Fotógrafo: Matheus Andrade

Produção: Cor e finalização por Nica Buri

Dimensões variáveis

Nala Ayaba

​

Guardamos Energias Ancestrais, 2022

Pintura de técnica mista, usando canetas permanentes e tinta guache sobre papel pardo.

42 x 29,7 cm [A x L]

Mitti Mendonça

​

Ela disse que sempre reza por mim, 2020

Bordado, pedrarias e folhas secas. Emoldurado em vidro.

37 x 37 cm [A x L]

Mila Marques

​

Mãe, quantas vezes cê tirou do seu pra poder me dar de comer; 2022

Óleo sobre tela.

30 x 22 cm [A x L]

Mila Marques

​

ceci n'est pas pour la consommation hétéropatriarcale; 2021

Acrílica sobre tela

31 x 28 cm [A x L]

Mila Marques

​

"Elas sempre estiveram lá pra mim, sabe?”, 2022

Óleo sobre tela.

31 x 21 cm [A x L]

Marina Ryfer

​

Crista, 2022

Madeira laqueada, vidro, espelho, lâmpada de led e componentes elétricos.

61 x 40 x 14 cm [A x L x P]

Detalhes

Marcela Crosman

​

Matter of Loading / Loading of Matter, 2020

Imagem digital .JPG

Impressão fineart de 20x20cm em moldura slim alumínio 30x30cm + Certificado NFT, mintada na rede Etherium.

30 x 30 cm [A x L]

Kaya Agari

​

Grafismo Kurâ-Bakairi, 2022

​

Kassia Borges

​

Vag_as, 2017

5 mil peças de Terracota; entalhe em argila.

Dimensão variadas

Detalhes

Gabriella Marinho

​

Útero como terra fértil, 2020

Acrílica, argila e sangue sobre tela.

60 x 90 cm [A x L]

Gabriela Fero

​

Piazzale Loreto à brasileira, 2022

Óleo e acrílica sobre lona.

210 x 310 cm [A x L]

Diana Lobo

​

TEUS DEDOS, 2022

Relevo sobre acrílico e braille.

32 peças de 8 x 6 cm [A x L]

Camilla Rocha Campos

​

Firmando histórias, 2022

Foto digital.

42 x 29,7 cm [A x L x P]

Alice Gelli

​

Ó Pátria Amada!, 2022

Série Qual a ordem pro progresso?

Escultura reorganizáveis; madeira e metal.

200 x 35 x 35 cm [A x L x P]

Centro Cultural Parque das Ruínas

R. Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ

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