
Marina Ryfer
clique para ouvir a áudio descrição
Marina Ryfer, nascida no Rio de janeiro, trinta e nove anos, mulher cisgênero, pele branca, cabelos loiros na altura dos ombros, olhos azuis e estatura mediana.
É arquiteta e uma artista visual que explora a luz como presença escultórica. Em seus trabalhos, se apropria da luz como matéria e a utiliza como parte de sua linguagem.
Costuma usar materiais comuns como cordas, lâmpadas, componentes elétricos, madeiras, espelhos e cimento para criar peças que dialogam com o ambiente. Sua prática mescla a fisicalidade da luminosidade com os efeitos sutis que a iluminação pode provocar nos espectadores.
É formada em administração de empresas pela PUC-Rio e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula.
Fez mestrado em engenharia civil na UFF e em 2014-2015 ministrou aulas de instalações elétricas prediais no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Santa Úrsula.
Em 2015 abriu o escritório de Arquitetura - Maru Arquitetura - e atualmente divide seu tempo entre a arquitetura, aulas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e o estudo e desenvolvimento em arte contemporânea.
Marina Ryfer
Através, 2023.
Corda de pvc, roldana metálica, mangueira corrugada, mangueira de led, vidros e espelhos quebrados, madeira e acessórios elétricos.
(Site specific, Z42, Rio de Janeiro)
Aprox. 7,70 x 120 x 120 cm [A x L x P]
Marina Ryfer
Decibéis II, 2023.
Mistura de cimento, barra de led com sensor de som e acessórios elétricos.
Aprox. 58 x 13 x 5 cm [ A x L x P ]
A obra reage conforme a intensidade sonora