top of page
Âncora 2

Carol Nkwana

clique para ouvir a áudio descrição

Carol Nkwana: artista visual autodidata, artista da dança afro e atriz. Nkwana acredita que o corpo é a encruzilhada onde a arte se manifesta. O cuidado, a matrilinearidade, o racismo, a memória e a identidade são temas de sua pesquisa. Em 2013 herdou de sua tia uma coleção de bonecas. Maria Rita Ombagho transformou algumas bonecas brancas em negras, inspirando Carol a empretecer espaços em branco com suas deusas. Já expôs no Atelier Sanitário, Espaço Travessia e Galerie Salon H2.

Carol Nkwana: mulher de 38 anos, negra, 1,59cm, cabelos crespos castanhos escuros, olhos castanhos escuros, uma.pinta no meio queixo. Usa óculos para miopia.

Âncora 1

Carol Nkwana

Mátrias não amadas do Brasil, 2023
Desenho e bordado sobre tecido.
110 x 110 cm [A x L]

R$ 2.100,00

Carol Nkwana

Pé de preto, 2020
Galho de árvore, bonecas de plástico e louça pintadas, malha e barbante.
150 x 150 x 50 cm [A x L x P]

valor sob consulta

PÉ DE PRETO: instalação que faz referência à expressão brasileira:
"você acha que dinheiro dá em árvore?" E se conecta ao sistema escravagista no qual, a vida de pessoas negras era descartável e rentável ao mesmo tempo. Eram mercadorias, sem alma, retiradas de suas árvores, desligadas de suas raízes, exploradas e vendidas em mercados.
E hoje, no Brasil, a cada 23 minutos uma pessoa negra é assassinada. Você acha que vidas negras dão em árvores?

Akuaba, 2023
Massa de biscuit, corrente dourada, palha, vime, búzios, argolas de metal, búzios dourados e miçangas
Obra única

R$ 600,00

AKUABA: é a boneca da fertilidade do povo Ashanti, situado em Gana, localizado no ocidente do continente africano. Por ser uma cultura matrilinear, Akuaba representa a Mãe Primordial e os ensinamentos são passados de mãe para filha. As bonecas carregam as características que as mães desejam para as suas filhas: a cabeça grande e redonda representa inteligência e beleza, os anéis no pescoço trazem a ideia de fartura, por exemplo.
As bonecas são de madeira ou argila.
Minha versão de Akuaba se conecta com Oxum, deusa Yorubá, em sua qualidade mais ancestral.

bottom of page